
Bom dia! Este é o Daily Fin – seu resumo diário de notícias e negócios, de uma forma simples e descomplicada.
Na edição de hoje, as principais manchetes são:
🇧🇷 Lula e Trump se encontram na Malásia.
🤝 EUA e China acertam ‘estrutura positiva’ para cúpula Trump-Xi.
🍞 Dono do Spoleto e China in Box negocia compra da Casa do Pão de Queijo.
Neste dia, em 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha, entrando oficialmente na Primeira Guerra Mundial ao lado dos Aliados. A decisão veio depois que submarinos alemães afundaram navios mercantes brasileiros, entre eles o Paraná, então considerada a principal embarcação da Companhia de Comércio e Navegação.
A edição #612 de hoje conta com 2.005 palavras e um tempo de leitura de 5,68 min.
O período ideal para ser aproveitado junto ao seu café. ☕
Escrito por: André Hermeto, Gabriel Branco e Gabriel Fraga.
FECHAMENTO DOS MERCADOS
Invista com confiança com a plataforma InvestingPro. 📈
Data de referência em relação à semana passada, de 20 a 24/10.
Para o Bitcoin, o período considerado é de domingo a domingo.
Na última semana, o Ibovespa fechou em alta de 1,93%, aos 146.172 pontos. Em Wall Street, o S&P 500 avançou 1,92%, enquanto o Nasdaq subiu 2,31%.
Por lá, os índices bateram novos recordes após a divulgação de uma inflação abaixo do esperado e o bom ritmo da temporada de balanços do 3º trimestre. Até agora, 145 empresas do S&P 500 divulgaram resultados e 75% superaram as estimativas.
No Brasil, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,18% em outubro, a menor alta para o mês em três anos. O resultado ficou abaixo do esperado e contribuiu para o recuo da curva de juros.
No mercado acionário, as ações da Casas Bahia (BHIA3) subiram 22,51% na última semana, após o anúncio de uma parceria com o Mercado Livre.
NOTÍCIAS - BRASIL
Lula e Trump se encontram na Malásia

Imagem: PBS | Reprodução
Frente a frente. O presidente Lula se reuniu, ontem (26), com Donald Trump, na Malásia. O encontro, de 45 minutos, ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Antes da reunião, Trump disse a jornalistas que “se sentia mal” por Bolsonaro e que “sempre gostou” do ex-presidente. Ao ser questionado se o tema seria tratado com Lula, respondeu: “None of your business” (“Não é da sua conta”).
Foi o primeiro encontro oficial entre os dois líderes desde que os EUA impuseram tarifas às exportações brasileiras. Antes disso, eles haviam apenas conversado por telefone e se cumprimentado brevemente na ONU, em setembro.
Além das tarifas, também foram discutidas as sanções contra autoridades brasileiras e a tensão na Venezuela.
Após o encontro, Lula afirmou que a conversa foi “ótima” e que os dois países se reunirão “imediatamente para buscar soluções para as tarifas e sanções”.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, complementou dizendo que os presidentes planejam visitas futuras entre os dois países e que Trump não impôs condições para negociar as tarifas.
Ainda assim, a expectativa é que, nas próximas reuniões, os Estados Unidos apresentem temas como minerais críticos, regulação das big techs, Pix e etanol.
O que mais aconteceu na Malásia? Ainda durante a viagem, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem destacou sua trajetória política e iniciativas sociais voltadas à inclusão e ao combate à fome.

Imagem: CNN | Reprodução
Brasil e Malásia também assinaram acordos de cooperação em comércio e investimentos — inclusive no setor de semicondutores.
Mais destaques no país:
⛪ Ato inter-religioso. Lotada, Catedral da Sé relembra os 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog.
🗳️ De olho nas eleições. Alckmin deve repetir parceria com Lula e ser vice na chapa petista em 2026.
🧠 Compras inteligentes. Quase 60% dos brasileiros usam IA para comparar preços de compras online.
🎓 Chance tripla. Sisu 2026 vai permitir uso da melhor nota das três últimas edições do Enem.
NOTÍCIAS - MUNDO
EUA e China acertam ‘estrutura positiva’ para cúpula Trump-Xi

Imagem: AFP | Reprodução
Alívio à vista. Além do Brasil, o final de semana também foi marcado por avanços diplomáticos dos Estados Unidos com a China.
Os dois países concordaram com uma estrutura “muito positiva” de um acordo comercial, às vésperas de uma reunião entre Trump e Xi Jinping, que deve ocorrer na quinta-feira (30), na Coreia do Sul.
Após semanas de crescentes tensões comerciais, será a primeira cúpula entre Trump e Xi desde 2019.
Vale lembrar que, recentemente, Trump ameaçou tarifas de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro.
No detalhe… As negociações deste fim de semana, na Malásia, trataram de controles de exportação, taxas contra o transporte marítimo chinês, fentanil, TikTok e comércio agrícola.
A expectativa agora é que Trump e Xi concluam o acordo, o que suspenderia as tarifas, daria maior acesso americano às terras raras chinesas e retomaria as exportações de soja dos EUA para a China.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, chegou a dizer que tarifas de 100% já estão “fora de questão”.
Caso não conheça… Terras raras são minerais estratégicos usados em veículos elétricos, semicondutores e equipamentos militares. Atualmente, Pequim detém 90% do mercado global.
Ainda sobre os EUA…
Trump chamou a Coreia do Norte de “potência nuclear” e acenou um encontro com Kim Jong Un.
Trump aumentou as tarifas sobre o Canadá em mais 10%.
Os EUA sancionaram o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusado de envolvimento com narcotráfico.
Para saber mais... A volta ao mundo em menos de 1 minuto:
🕊️ Diplomacia em ação. Na Malásia, Camboja e Tailândia assinam acordo de paz mediado por Trump.
🇦🇷 Dia decisivo. Partido do presidente Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina.
🦅 Segunda chance. Kamala Harris diz que pode concorrer novamente à presidência dos EUA.
⚠️ Força em exibição. Rússia testa novo míssil nuclear e Putin chama de ‘arma invencível’.
NOTÍCIAS - EMPRESAS
Dono do Spoleto e China in Box negocia compra da Casa do Pão de Queijo

Imagem: Terra | Reprodução
Pão de queijo… chinês? O Grupo Trigo, dono de marcas como Spoleto e China in Box, está negociando a aquisição da Casa do Pão de Queijo — que está em recuperação judicial com dívida de R$ 57,5 milhões.
A transação envolve a compra da marca e das lojas franqueadas, totalizando cerca de 150 unidades.
Por trás do business: Para o Grupo Trigo, a aquisição faz parte da estratégia de crescer por meio da compra de redes já estruturadas — com modelo de franquias, operação consolidada e marca reconhecida.
As atuais bandeiras do Grupo ainda não atuam no segmento de snacks nem têm presença relevante em locais como hospitais e aeroportos, onde a Casa do Pão de Queijo é forte.
Em 2024, o Grupo Trigo faturou R$ 2,2 bilhões, com mais de 700 restaurantes físicos e 450 pontos de venda digitais.
Já para a marca paulista, o negócio representa a oportunidade de superar a crise com o suporte de uma empresa experiente em franquias.
Quadro geral: Nos últimos dois anos, gigantes como Americanas, Rede Dia, Light, 123 Milhas, SouthRock e Polishop também entraram com pedidos de RJ.
Em 2024, o total de pedidos de recuperação judicial atingiu um recorde de 2.273 solicitações — um aumento de 61,8% em relação a 2023.
No primeiro semestre de 2025, existiam quase 5.000 empresas em recuperação judicial. O cenário é desafiador…
Um pulo pelo mundo corporativo:
📱 Achados e perdidos. Instagram lança histórico de Reels e facilita reencontrar vídeos assistidos.
🚪 Saída rápida. Chefe de publicidade do X deixa o cargo após apenas 10 meses.
🚔 Clima tenso. Ex-CFO da Ambipar pede busca e apreensão contra diretores da empresa.
♻️ Entregas verdes. iFood entra em aliança global da ONU para entregas livres de carbono.
NOTÍCIAS DIVERSAS

Imagem: Globo Esporte | Reprodução
Veja outras curiosidades sobre ciência, esportes, arte e mais.
🎾 Promessa Realidade. O brasileiro João Fonseca, de 19 anos, conquistou o ATP 500 da Basileia ao vencer o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0. É o troféu de maior expressão da carreira do carioca e o segundo da temporada — ele também venceu o ATP 250 de Buenos Aires, no início do ano. Com a vitória, João subiu para a posição 28 do ranking mundial.
🏅 Outros destaques dos esportes:
Pela primeira vez em 125 anos de história, a Ponte Preta conquistou um título nacional ao vencer o Londrina por 2 a 0 e levantar o troféu da Série C.
Na Fórmula 1, Lando Norris venceu o GP do México e assumiu a liderança do campeonato — 1 ponto à frente de seu companheiro de equipe Oscar Piastri. O pódio foi completado por Charles LeClerc e Max Verstappen, enquanto o brasileiro Bortoleto ficou em 10° e voltou a pontuar.
🖼️ Golpe (quase) de mestre. Uma semana após o roubo no Louvre, dois suspeitos foram presos em Paris. Um foi detido no aeroporto Charles-de-Gaulle, prestes a embarcar para o exterior, e o outro nas proximidades da capital. Ambos podem ser interrogados por até 96 horas. Na sexta-feira (24), parte das joias restantes do museu foi transferida para o cofre subterrâneo do Banco da França, a 27 metros de profundidade.
AGENDA SEMANAL

Imagem: RadarFin | Reprodução
O que esperar para esta semana? 📅
Segunda-feira: Divulgação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mede a percepção das famílias brasileiras sobre a economia.
Terça-feira: Aniversário de 70 anos de Bill Gates, cofundador da Microsoft.
Quarta-feira: Decisão de juros do Banco Central americano.
Quinta-feira: Decisão de juros do Banco Central Europeu e divulgação dos dados do mercado de trabalho brasileiro pelo Caged.
Sexta-feira: Divulgação da taxa de desemprego no Brasil e data do Halloween. 🎃
Sábado: Dia de Todos os Santos (celebração católica).
Domingo: Final do torneio de tênis Masters 1000 de Paris e Día de los Muertos (tradição mexicana em homenagem aos ancestrais).
TRAZENDO À CENA
Buscando novidades e inspirações?
🪽 Combinação energética. O McDonald’s e a Red Bull fecharam uma parceria inédita no Brasil. A partir de 11 de novembro, o energético entrará no cardápio de lojas selecionadas da rede (Conferir).
🎬 De volta à direção. A 20th Century Studios divulgou o trailer de “Imperfeitamente Perfeita”, o primeiro filme de James L. Brooks em uma década (Assistir).
ETC.
10 anos do projeto ‘Remembering Wildlife’

Imagem: Remembering Wildlife | Divulgação
🐘 O projeto Remembering Wildlife completou dez anos com uma edição especial com as melhores fotos da última década. A iniciativa — que já arrecadou mais de US$ 1,5 milhão para proteger espécies ameaçadas — começou em 2014, quando a fotógrafa britânica Margot Raggett viu um elefante morto por caçadores no Quênia. Desde então, mais de 300 fotógrafos de todo o mundo têm doado suas imagens para financiar projetos de conservação em 34 países. Veja as fotos da última edição aqui.
PROGRAMA DE INDICAÇÃO
Copie e cole para concorrer a um iPhone 17 novinho

Imagem: RadarFin | Divulgação
🍎 Ctrl+C, Ctrl+V. Que tal uma mãozinha para potencializar suas indicações do Daily Fin e ter mais chances de ganhar um iPhone 17?
Montamos um texto para você simplesmente copiar e colar para todos os seus contatos no WhatsApp. Dê uma olhada:
“Oi! Acompanho essa newsletter e eles estão fazendo um sorteio. Preciso da sua ajuda para ganhar! 🙏
É só se inscrever pelo meu link e confirmar o cadastro no e-mail que eles enviam em seguida. Não leva nem 1 minuto:
{{ rp_refer_url }}
Todos os dias, o Daily Fin entrega um resumo rápido das principais notícias do Brasil e do mundo. É gratuito e muito bem feito. Vale muito a pena!”
O link acima já é seu link pessoal. Basta copiar, colar e enviar. Lembre-se: quanto mais indicações, maiores serão as suas chances!
Agora é com você!
*Confira as regras oficiais do sorteio aqui.
*As demais recompensas do nosso Programa de Indicações continuam valendo. ☕
*E-mails de mesmo IP serão considerados inválidos.
Daily Fin ☕
Destaque sua marca. Clique aqui e torne-se nosso próximo anunciante.
Foi um prazer ter você com a gente. Até amanhã! 👋
Todos os dias, por volta das 06h30, na sua caixa de entrada! Caso não encontre o nosso e-mail, procure na sua caixa de promoções ou spam.




