
Patrocinado por |
![]() |
Bom dia! Este é o Daily Fin – seu resumo diário de notícias e negócios, de uma forma simples e descomplicada.
Na edição de hoje, as principais manchetes são:
🟰 Bancos centrais do Brasil e EUA mantêm os juros — e dão pistas do futuro.
🇺🇸 EUA sancionam Alexandre de Moraes com Lei Magnitsky.
📈 Trump oficializa tarifas de 50% ao Brasil, mas Embraer se salva.
Quinta-feira… Já sabe o que isso significa, não é? Clique aqui, responda à “Quinta do Quiz” e relembre o que apareceu no Daily Fin ao longo da última semana.
P.S.: Hoje é o último dia para responder ao nosso quiz e concorrer a uma caneca exclusiva do Daily Fin. O vencedor será anunciado na próxima quinta-feira (07/08). A partir de agosto, começaremos um novo sorteio, com um novo prêmio. ☕
A edição #537 de hoje conta com 2.046 palavras e um tempo de leitura de 5,80 min.
O período ideal para ser aproveitado junto ao seu café. ☕
Escrito por: André Hermeto, Gabriel Branco e Gabriel Fraga.
FECHAMENTO DOS MERCADOS

Data de referência em relação ao dia de ontem, 30/07.
Horário de referência para o Bitcoin: 18h.
O Ibovespa fechou em alta de 0,95%, aos 133.990 pontos, nesta quarta-feira (30). Em Wall Street, o S&P 500 recuou -0,12%, enquanto o Nasdaq subiu 0,15%.
Por aqui, o principal índice da bolsa chegou a cair -0,6% pela manhã, mas reverteu o movimento e fechou no positivo. A virada veio após o anúncio da Casa Branca de que alguns produtos brasileiros ficarão isentos da tarifa de 50% dos EUA (mais detalhes na seção “Empresas”).
Como reflexo, a Embraer (EMBR3) subiu 10,93%, fechando a R$ 76,25. Nos últimos dois pregões, a fabricante de aeronaves acumula uma valorização de 15,09%.
Já no mercado de commodities, o cobre caiu cerca de -19% após Trump impor tarifa de 50% sobre o metal. 📉
NOTÍCIAS - BRASIL
Bancos centrais do Brasil e EUA mantêm os juros — e dão pistas do futuro

Imagem: Folha | Reprodução
Juros em foco. Ontem (30), os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos anunciaram suas decisões sobre as taxas de juros.
Começando pelo Brasil… 🇧🇷
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Selic em 15% ao ano, encerrando uma sequência de sete altas seguidas.
A última vez que os juros passaram desse patamar foi em julho de 2006, no primeiro mandato de Lula, quando estavam em 15,25%.
O que o Banco Central disse no comunicado?
O cenário externo continua adverso e incerto, sobretudo devido à política econômica dos EUA;
No Brasil, apesar de sinais de desaceleração, a economia e o emprego ainda demonstram resiliência;
As projeções de inflação seguem acima da meta de 3%. Para 2025, o mercado espera 5,09% e, para 2026, 4,44%, segundo o Boletim Focus.
Diante disso, o Copom sinalizou que os juros devem continuar altos por mais tempo, para ajudar a trazer a inflação de volta à meta e para avaliar os efeitos das tarifas de Trump.
Já nos EUA… 🗽
Pela quinta vez consecutiva, o Banco Central dos Estados Unidos (Fed) manteve os juros entre 4,25% e 4,50% ao ano — apesar das pressões públicas de Trump por cortes nas taxas.
O presidente do Fed, Jerome Powell, também esfriou as expectativas ao afirmar que ainda é cedo para dizer se haverá redução na próxima reunião, em setembro, e que os efeitos das tarifas seguem “incertos”.
Extra: Preparamos um post no Instagram explicando como as decisões do Banco Central impactam sua vida e seus investimentos. Vale a pena conferir. 📲
Mais destaques no país:
🚨 Cartão vermelho. Samir Xaud, presidente da CBF, é alvo de operação da PF sobre suspeitas de compra de votos.
🚔 “190”. Deputado italiano Angelo Bonelli diz ter sido ele quem forneceu endereço de Zambelli à polícia.
🎤 Além dos palcos. Rapper Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais civis.
🏠 Alívio no bolso. Inflação do aluguel fecha julho em -0,77%, 3º mês seguido de queda.
BRANDS
O ChatGPT dos investidores
EM PARCERIA COM INVESTINGPRO

Imagem: InvestingPro | Divulgação
Durante a Expert XP, perguntamos aos maiores gestores do Brasil: “Como vocês usam inteligência artificial no dia a dia?”.
A resposta foi unânime: a decisão continua sendo humana, mas a IA já é peça-chave no processo de análise para todos eles.
Aqui entra o InvestingPro — uma plataforma completa, com mais de 1.200 métricas, dados em tempo real e carteiras com backtest, feita para ajudar você a investir com mais segurança.
Seu grande diferencial é o WarrenAI, um assistente de IA treinado para gerar análises personalizadas e te ajudar na hora de tomar as melhores decisões — seja para você ou para os clientes que você atende.
👉 Clique aqui e garanta o InvestingPro com até 65% OFF — exclusivo para leitores do Daily Fin.
P.S.: Nesta sexta-feira (1º), as estratégias de IA da plataforma — que têm superado consistentemente os principais índices de referência — serão atualizadas. Um bom momento para acompanhar as mudanças e identificar novas oportunidades.
NOTÍCIAS - MUNDO
EUA sancionam Alexandre de Moraes com Lei Magnitsky

Imagem: Intercept Brasil | Reprodução
Punição internacional. O governo dos Estados Unidos anunciou, ontem (30), sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do STF — a primeira autoridade de um país democrático a ser alvo da chamada Lei Magnitsky, que também inclui Nicolás Maduro e o PCC.
A medida bloqueia bens, contas e investimentos de Moraes nos EUA e proíbe que ele faça qualquer transação com empresas ou cidadãos americanos. Isso inclui o uso de cartões de bandeiras como Visa e Mastercard.
Segundo a colunista Miriam Leitão, Moraes não possui contas ou bens em território americano.
Há também a possibilidade de o ministro perder o acesso a plataformas como YouTube, Gmail e Google Drive, já que são serviços controlados por companhias sediadas nos Estados Unidos.
Mas, afinal, o que é a Lei Magnitsky? Criada em 2012, sob Barack Obama, a legislação permite que os EUA apliquem sanções contra estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos — mesmo sem decisão judicial formal. Ou seja, a lei é aplicada por decisão do Executivo americano.
O que disse o governo? Em comunicado, os EUA afirmaram que Moraes “assumiu para si o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal”, criando “uma campanha opressiva de censura e detenções arbitrárias que violam os direitos humanos — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.
Leia aqui, na íntegra, a decisão. 📃
As repercussões: Eduardo Bolsonaro classificou o episódio como “histórico” e cobrou anistia “urgente” para seu pai. Por outro lado, o STF divulgou uma nota em solidariedade a Moraes, defendendo seu “papel de cumprir a Constituição”.
O caso chegou até à Europa, onde um grupo de parlamentares enviou uma carta à União Europeia pedindo que o bloco também sancione Moraes por “perseguição política”. Clima tenso…
Para saber mais... A volta ao mundo em menos de 1 minuto:
🇮🇳 Pressão máxima. Trump diz que Índia pagará ‘multa’ por comprar da Rússia e impõe tarifas de 25% ao país.
🇰🇷 Por outro lado… EUA chegam a acordo com Coreia do Sul e reduzem taxa para 15%.
🪙 Nova era digital. Casa Branca divulga relatório que planeja colocar os EUA na ‘era de ouro’ das criptomoedas.
📉 Termômetro em queda. Aprovação de Trump vai a 40% e atinge menor índice do 2º mandato, diz Reuters/Ipsos.
NOTÍCIAS - EMPRESAS
Trump oficializa tarifas de 50% ao Brasil, mas Embraer se salva

Imagem: NYT | Reprodução
Além da Lei Magnitsky... Ontem (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, também oficializou uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros. Com isso, a taxação total chega a 50% — uma das mais altas em vigor no comércio internacional —, atingindo setores estratégicos da economia brasileira.
A medida entrará em vigor no dia 6 de agosto e, segundo a Casa Branca, é uma resposta a ações do governo brasileiro que representam uma “ameaça extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
“Trump está defendendo empresas americanas contra extorsão, protegendo cidadãos americanos contra perseguição política e salvaguardando a liberdade de expressão contra censura estrangeira”, disse o comunicado, que também mencionou Jair Bolsonaro.
Leia aqui, na íntegra, o documento. 📃
Quem ganha e quem perde? Apesar do tom agressivo, os EUA isentaram cerca de 700 produtos brasileiros das novas tarifas. Entre eles, estão sucos de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e certos tipos de metais e madeira (veja aqui a lista completa).
Como citamos na seção “Fechamento dos mercados”, a Embraer foi uma das empresas mais favorecidas. Os EUA respondem por 45% das vendas de jatos comerciais e 70% dos jatos executivos da fabricante.
Por outro lado… Alguns dos principais produtos exportados pelo Brasil seguirão sendo sobretaxados, incluindo café, carne bovina, frutas e máquinas agrícolas.
Quadro geral: Antes do decreto, na manhã de ontem (30), Lula concedeu uma entrevista ao New York Times — a primeira ao jornal em 13 anos. Lula disse não ter medo de Trump, que o Brasil estava negociando “como país soberano” e que “seriedade não exige subserviência”. Horas depois, tudo mudou…
Um pulo pelo mundo corporativo:
💻 Resultado turbinado. Lucro e receita da Microsoft superam projeções, com serviço de nuvem Azure em alta.
📈 Já outra big tech... Ações da Meta sobem 10% no pós-mercado com receita acima do esperado e previsão elevada.
🧠 Potência digital. Zuckerberg anuncia que Meta vai desenvolver ‘superinteligência pessoal’ para todos os usuários.
🏫 Novo professor. OpenAI lança ‘Modo Estudo’ no ChatGPT, ferramenta que ensina ao invés de apenas responder.
NOTÍCIAS DIVERSAS

Imagem: ABC10 | Reprodução
Veja outras curiosidades sobre ciência, esportes, arte e mais.
🌍 A terra tremeu. O sexto terremoto mais forte da história — e o mais intenso desde 2011 — atingiu o leste da Rússia na noite de terça-feira (29), com magnitude 8,8. Ondas de até 4 metros alcançaram áreas desabitadas e ao menos 12 cidades relataram falta de energia. Alertas de tsunami se espalharam por Japão, EUA e Canadá — no Havaí, embarcações fugiram em massa ao som de sirenes. Ao longo desta quarta-feira (30), as ondas perderam intensidade e nenhuma morte foi confirmada.
🧪 Nova era. Uma pílula anticoncepcional masculina, chamada YCT-529, avançou nos testes clínicos de segurança em humanos — um passo promissor após décadas com poucas opções para homens além de preservativos ou vasectomia. O medicamento é um contraceptivo oral, não hormonal, que age bloqueando uma proteína essencial para a produção de espermatozoides. Em testes com camundongos, alcançou 99% de eficácia e efeito reversível. Na fase inicial com humanos, 16 homens vasectomizados receberam o composto e não apresentaram efeitos colaterais graves.
🌫️ Fumaça alterada. O governo Trump revogou uma política climática de 2009 que autorizava a Agência de Proteção Ambiental (EPA) a limitar emissões de gases de efeito estufa. Conhecida como “declaração de perigo”, a norma servia de base legal para restringir poluentes de carros e usinas. Com isso, a nova proposta atinge diretamente setores como transporte e energia — num país onde cerca de 60% da eletricidade ainda vem de combustíveis fósseis. O governo alega que a regra anterior gerava prejuízos à economia, enquanto ambientalistas prometeram acionar a Justiça.
TRAZENDO À CENA
Buscando novidades e inspirações?
👻 Última chamada. A Warner divulgou o teaser de “Invocação do Mal 4: O Último Ritual”, que encerra a história do casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. A estreia nos cinemas está prevista para setembro (Assistir).
🦊 Dupla de volta. A Disney divulgou o trailer de “Zootopia 2”, que marca o retorno dos personagens Judy Hopps e Nick Wilde. A estreia nos cinemas está prevista para novembro (Assistir).
ETC.
Mangrove Photography Awards 2025

Imagem: Mangrove Action Project | Divulgação
📸 O Prêmio Mangrove Photography Awards 2025 revelou os vencedores de sua 11ª edição. Com recorde de inscrições, as imagens capturam a beleza e a fragilidade dos manguezais pelo mundo. Veja as fotografias aqui.
Daily Fin ☕
Foi um prazer ter você com a gente. Até amanhã! 👋
Todos os dias, por volta das 06h30, na sua caixa de entrada! Caso não encontre o nosso e-mail, procure na sua caixa de promoções ou spam.
Destaque sua marca. Clique aqui e torne-se nosso próximo anunciante.