— edição Business —

Patrocinado por Logo do patrocinador

Bom dia! Este é o Daily Fin Business – nossa edição especial aos domingos, com insights e notícias sobre o mundo dos negócios.

As principais notícias de hoje são:

🤖 OpenAI dobra receita e atinge US$ 1 bilhão por mês.

📺 Prime Video supera Netflix e lidera streaming no Brasil.

🍔 iFood compra 20% da CRMBonus e pode levar tudo por R$ 10 bilhões.

P.S.: Primeira vez lendo? Clique aqui para se inscrever no Daily Fin.


Tempo de leitura: 5,71 minutos.
Escrito por: André Hermeto, Gabriel Branco e Gabriel Fraga.

PARA AVALIAR O IMPACTO 💭

OpenAI dobra receita e atinge US$ 1 bilhão por mês

Imagem: Finimize | Reprodução

Novo patamar financeiro. A OpenAI, dona do ChatGPT, acaba de atingir US$ 1 bilhão em receita mensal — o dobro dos US$ 500 milhões registrados no início do ano.

  • O avanço foi puxado pela expansão do ChatGPT, que começou a ganhar espaço no mercado corporativo. Hoje, a plataforma de inteligência artificial reúne cerca de 700 milhões de usuários ativos por semana.

Agora, com receita anualizada de US$ 12 bilhões, a OpenAI já opera em um nível próximo ao de empresas como ServiceNow (cerca de US$ 11 bilhões por ano) e Adobe (US$ 22 bilhões). Ainda assim, segue altamente dependente de capital para sustentar a operação.

A OpenAI projeta uma queima de caixa de US$ 8 bilhões em 2025, puxada, principalmente, por gastos com infraestrutura — de servidores e data centers a chips especializados e consumo de energia. Os custos são altos…

Quadro geral: Para sustentar a expansão, a OpenAI anunciou, nesta sexta-feira (1º), uma nova rodada de captação, que avaliou a empresa em US$ 300 bilhões — colocando-a entre as companhias privadas mais valiosas do mundo.

  • A nova rodada se soma a aportes anteriores. Desde 2019, a OpenAI já recebeu investimentos de Microsoft, Nvidia, SoftBank e outros players estratégicos.

Indo mais além… Na semana passada, a OpenAI também anunciou a construção de um novo data center na Europa, com 100.000 chips da Nvidia — um dos maiores do continente. 👨‍💻

BRANDED CONTENT

‘Dividend Aristocrats’ — as ações que vencem o tempo

EM PARCERIA COM INVESTINGPRO

Imagem: Morningstar | Reprodução

Todo investidor já ouviu que “rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro”. Mas… e se a consistência do passado puder indicar um futuro mais rentável e seguro?

Pense em empresas que, ano após ano — em diferentes governos, recessões, guerras e crises —, seguiram pagando dividendos aos acionistas. Mais que isso, aumentaram esses pagamentos por, pelo menos, 25 anos consecutivos.

  • Essas empresas são conhecidas como ‘Dividend Aristocrats’.

Por que estamos te contando isso? Porque empresas que atravessam ciclos econômicos inteiros, mantendo lucros e distribuindo dividendos crescentes, tendem a ter modelos de negócio resilientes, margens saudáveis e boa gestão.

Um exemplo é a Johnson & Johnson. Em 1999, a companhia pagava US$ 0,54 por ação em dividendos. Em 2024, foram US$ 4,91 — alta de mais de 800%. E isso deve continuar subindo, já que a empresa aumentou seus dividendos por 54 anos consecutivos.

Como investir nessas empresas?

  • Nos EUA, ETFs como o NOBL permitem investir em uma cesta de ações que compõem as ‘Dividend Aristocrats’;

  • No Brasil, a plataforma InvestingPro oferece a carteira “Campeãs de Dividendos”, que reúne empresas americanas com esse histórico consistente;

  • No caso das empresas brasileiras, o ETF DIVO11 acompanha um índice de ações pagadoras de dividendos. Nos últimos 10 anos, rendeu 284% — acima dos 150% do Ibovespa. Veja a composição do ETF aqui;

  • Já a carteira “Ações Defensivas do Brasil”, da estratégia Pro Picks IA da InvestingPro, reúne papéis que não só pagam bons dividendos, mas também estão sendo negociados a preços atrativos.

Investir é sobre construir posições que resistem ao tempo — e crescem com ele. Para quem busca estabilidade e retorno consistente, ações sólidas e boas pagadoras de dividendos podem ser um pilar valioso na carteira.

SERVIÇOS E FINANÇAS

Imagem: Folha | Reprodução

🍔 Cupom bilionário. O iFood acaba de comprar 20% da CRMBonus, startup brasileira de giftback e cupons, com a possibilidade de aquisição total em até três anos por R$ 10 bilhões. As duas empresas já trabalhavam juntas há mais de um ano, oferecendo produtos como o Vale Bônus — em que o cashback pode ser trocado por créditos em marcas parceiras. Atualmente, a CRMBonus também desenvolve soluções de giftback para empresas como Vivo, Arezzo e Kopenhagen.

  • Agora, o plano é turbinar a sinergia. O iFood quer usar os recursos da CRMBonus para reter usuários e lojistas, enquanto a CRMBonus vê no iFood uma ponte para alcançar restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos parceiros.

  • Na prática, isso pode permitir que marcas como Chili Beans ofereçam descontos para quem acabou de comer em um restaurante próximo. Além disso, os próprios restaurantes poderão criar campanhas com lojistas vizinhos. No fim das contas, todo mundo ganha: mais tráfego, fidelização e menor custo de aquisição de clientes.

  • Olhando para frente… A CRMBonus já prepara o lançamento da PresenteIA — uma plataforma para sugerir presentes via WhatsApp, pagar e entregar pelo iFood, que deve ser lançada no fim do ano.

💳 Do ceticismo ao investimento. O JPMorgan, um dos maiores bancos dos EUA, acaba de fechar uma parceria com a Coinbase que vai permitir compras de criptomoedas usando cartões de crédito diretamente pela corretora. A partir de 2026, clientes do JPMorgan também poderão vincular a conta bancária ao app da Coinbase — facilitando ainda mais o investimento em ativos digitais. O objetivo é reduzir fricções e tornar o processo mais rápido e acessível.

  • O curioso? A novidade vem mesmo após críticas do CEO do banco, Jamie Dimon, ao Bitcoin. Em janeiro, ele afirmou que a criptomoeda “não tem valor intrínseco” e que era usada “majoritariamente por traficantes sexuais e para lavagem de dinheiro”. Pois é… o mercado falou mais alto.

  • De fato, o setor de criptoativos ganhou força. Hoje, esse mercado já ultrapassa os US$ 4 trilhões — e deve continuar crescendo, à medida que as regulações avançam em países como os Estados Unidos.

  • E não é só o JPMorgan. Na semana passada, o PayPal também anunciou que vai liberar pagamentos em mais de 100 criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ethereum. A tendência é real…

STREAMING E ENTRETENIMENTO

Imagem: Fast Company | Reprodução

📺 Bola na rede. Pela primeira vez, o Prime Video superou a Netflix e assumiu a liderança do mercado de streaming no Brasil. Segundo dados da JustWatch, no segundo trimestre de 2025, a plataforma da Amazon chegou a 22% de participação, contra 21% da Netflix. O Disney+ vem em seguida, com 16%.

  • O diferencial? Esportes. Desde 2022, o Prime Video transmite jogos da Copa do Brasil e, em 2025, passou a exibir partidas da Série A do Brasileirão em acordo com a Liga Forte União. São 38 jogos exclusivos, com direito a narração de Galvão Bueno. Além disso, a Amazon firmou um contrato global com a NBA por 11 anos.

  • O Disney+, por sua vez, aposta na força dos canais ESPN. A plataforma transmite Libertadores, Premier League, Serie A italiana, NBA, NFL e muito mais. Em parceria com a CazéTV, também exibiu a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

  • Na prática, o streaming está indo além dos filmes e séries — com craques na tela e torcida organizada no sofá.

📈 Sátiras recordes. A estreia da 27ª temporada de South Park somou 5,9 milhões de espectadores entre Comedy Central e Paramount+. Foi a melhor estreia da série desde 2022 e sua melhor audiência de estreia na TV a cabo desde 1999. O primeiro episódio — que representou Donald Trump em cena com Satanás — viralizou e impulsionou a audiência, 68% acima da abertura da última temporada.

  • A Casa Branca, por sua vez, logo respondeu à provocação, dizendo que “South Park não é relevante há mais de 20 anos” e estaria “apelando por atenção com ideias sem inspiração”.

  • Em meio a tudo isso… Há duas semanas, os criadores de South Park fecharam um acordo de US$ 1,5 bilhão com a Paramount, que passou a deter os direitos globais de streaming da série.

REDES SOCIAIS E TECNOLOGIA

Imagem: BBC | Reprodução

🛡️ Segurança em pauta. O TikTok anunciou novos recursos voltados à proteção de adolescentes na plataforma. Agora, pais — que já tinham a opção de vincular suas contas às dos filhos — também poderão bloquear interações com outros usuários e receber alertas sempre que um novo vídeo for postado. Também será possível visualizar se o conteúdo dos filhos está liberado para download ou se a lista de seguidores está pública — tudo de forma mais clara e acessível.

  • Além disso, a plataforma também está expandindo os testes da função “footnotes” (ou “notas de rodapé”) — um sistema colaborativo de verificação de fatos. Com isso, o TikTok exibirá observações em postagens que possam ser enganosas ou imprecisas, desde que o algoritmo considere a explicação útil e os usuários avaliem positivamente.

  • Quadro geral: As iniciativas surgem em meio à crescente pressão sobre as redes sociais por mais responsabilidade, principalmente na proteção de jovens. O TikTok, sozinho, enfrenta cerca de 1.500 processos nos EUA relacionados à segurança infantil e privacidade.

🤖 Chip e crise diplomática. Na semana passada, a China levantou suspeitas sobre possíveis brechas de segurança no chip de inteligência artificial H20, da Nvidia, reacendendo tensões comerciais com os EUA. O alerta veio semanas após Washington ter revertido uma proibição que impedia a venda desse modelo no mercado chinês. Basicamente, Pequim teme que o H20 contenha “backdoors” — acessos ocultos que permitiriam espionagem ou rastreamento de usuários, o que seria uma ameaça à privacidade e à soberania de seus dados.

  • Contextualizando… A Nvidia criou o chip H20 justamente para atender o mercado chinês, após sanções americanas restringirem a exportação de modelos mais avançados, no fim de 2023. É uma versão “capada”, mas ainda assim poderosa — amplamente usada por universidades, centros de pesquisa e até pelo setor militar chinês.

  • Resumindo o roteiro: Os EUA proibiram chips à China → a Nvidia se adaptou e lançou o H20 → os EUA liberaram a exportação novamente → a China acusou o chip de ter brechas. Em meio às negociações por uma trégua tarifária, a disputa entre as duas potências ganhou um novo capítulo…

EM PARCERIA COM INVESTINGPRO

Imagem: Yarn | Reprodução

Gostou de conhecer o conceito por trás das ’Dividend Aristocrats’?

As carteiras da estratégia Pro Picks IA da InvestingPro foram rebalanceadas em 1º de agosto — uma ótima chance para ver quais ações agora atendem aos critérios de bons dividendos e preço atrativo. A plataforma também traz dados completos, comparações e uma IA especializada que responde dúvidas e te ajuda a investir com mais confiança.

👉 Assine aqui a InvestingPro com até 65% de desconto — exclusivo para leitores do Daily Fin.

NÚMEROS QUE BALANÇAM 🔎

Confira outras notícias cujos números surpreenderam nossa equipe e que podem mudar sua percepção.

  • 🤖 Nova gigante. Rival da OpenAI, valuation da Anthropic vai a US$ 170 bi e triplica em quatro meses.

  • ⌛ Fim de uma era. Bilionário Ray Dalio vende participação final na Bridgewater após 50 anos.

  • 🎮 Game on. Nintendo dobra receita trimestral com vendas de 5,8 milhões de unidades do Switch 2 no primeiro mês.

  • 📰 Inteligência milionária. Amazon pagará ao New York Times US$ 25 milhões por ano em acordo envolvendo IA.

Daily Fin ☕

Foi um prazer estar com você neste domingo. Até amanhã! 👋

Todos os dias, por volta das 06h30, na sua caixa de entrada! Caso não encontre o nosso e-mail, procure na sua caixa de promoções ou spam.

Para ficarmos na mesma página: A edição de domingo do Daily Fin é uma versão especial do Daily Fin tradicional, que circula de segunda a sábado. É um prazer ter você com a gente todos os dias!

Destaque sua marca. Clique aqui e torne-se nosso próximo anunciante.

Adoraríamos saber o que você achou da newsletter de hoje. Sua opinião nos ajuda a melhorar ainda mais nossos conteúdos. 👇

O que achou da edição de hoje?

Vamos ler tudo!

Login or Subscribe to participate

Keep Reading

No posts found