
— edição Business —
Bom dia! Este é o Daily Fin Business – nossa edição especial aos domingos, com insights e notícias sobre o mundo dos negócios.
As principais notícias de hoje são:
🤝 Apple e Google estão próximos de um acordo de US$ 1 bilhão.
🎮 'GTA 6' é adiado mais uma vez e vai ser lançado em novembro de 2026.
🍕 Com crise da Pizza Hut, dona da marca coloca rede à venda.
P.S.: Primeira vez lendo? Clique aqui para se inscrever no Daily Fin.
Tempo de leitura: 5,30 minutos.
Escrito por: André Hermeto, Clara Vasconcelos, Gabriel Branco e Gabriel Fraga.
PARA AVALIAR O IMPACTO 💭
Apple e Google estão próximos de um acordo de US$ 1 bilhão

Imagem: TugaTech | Reprodução
Siri (finalmente) mais esperta? A Apple está prestes a fechar uma parceria com o Google para usar o Gemini como “cérebro” da sua assistente virtual. O sistema deve assumir funções como planejamento, execução de tarefas e resumos automáticos.
A ideia é reconstruir a arquitetura da Siri para que ela consiga entender contexto, executar comandos encadeados e lidar com tarefas mais complexas. Imagine pedir “resuma este e-mail, envie para o João e atualize meu calendário” — e ver tudo acontecer automaticamente.
O impacto é grande: O Gemini é um modelo de IA com 1,2 trilhão de parâmetros — 8 vezes mais que os atuais 150 bilhões de parâmetros do Apple Intelligence.
O acordo deve envolver um pagamento de US$ 1 bilhão por ano da Apple para o Google. Um “pix reverso”, já que o Google paga US$ 20 bilhões anuais à Apple para continuar como buscador padrão do Safari.
Por trás do business: A Apple chegou a testar modelos de outras empresas, como Anthropic e Perplexity. No entanto, deve optar pelo Gemini por viabilidade técnica e financeira, além da relação comercial já existente com o Google.
Ainda assim, a Apple vai “disfarçar” o uso da IA rival e toda a experiência será apresentada como tecnologia própria da Apple. A ideia é repetir o que a Samsung faz com o Galaxy AI — que também roda com o Gemini por trás.
No fim das contas… A parceria revela algo maior: a dificuldade da Apple em competir com os gigantes da IA. A empresa vinha tendo dificuldades para alimentar a Siri e não estava evoluindo na velocidade desejada. O importante agora é entregar resultado — mesmo que com ajuda (provisória) dos concorrentes.
CONSUMO E VENDAS

Imagem: Rock This Town | Reprodução
🍕 Troca de forno? A Yum Brands, dona da Pizza Hut, anunciou que pode vender a marca. A decisão vem após oito trimestres seguidos de queda nas vendas, num cenário cada vez mais competitivo para pizzarias nos Estados Unidos. Por lá, a Pizza Hut viu sua fatia de mercado encolher de 22,6% em 2019 para 18,7% em 2024, segundo o Barclays.
Mas a venda não é a única opção na mesa. A Yum também considera formar uma joint venture ou se desfazer apenas de uma participação da Pizza Hut. A ideia é abrir espaço para novos caminhos e tentar recuperar o fôlego da marca.
E no Brasil? A história é outra. Por aqui, a Pizza Hut é operada pela International Meal Company (IMC) e segue em expansão. Na última semana, a marca inaugurou sua primeira unidade em um parque temático: no Beto Carrero World, em Santa Catarina. É, inclusive, a maior loja da rede no país. Paralelamente, a marca também anunciou uma collab com a KitKat, da Nestlé, para um novo sabor de pizza.
Hoje, são mais de 260 unidades no Brasil — e o foco está claro: oferecer uma experiência que vá além da refeição, tornando-se parte da memória afetiva dos visitantes. Afinal, comer também é criar lembranças. 💭
🎮 Jogo (ainda) em pausa. A Rockstar adiou, pela segunda vez, o lançamento de “Grand Theft Auto VI” — agora previsto para 19 de novembro de 2026. Com isso, um dos games mais aguardados de todos os tempos chegará 13 anos após seu antecessor, o aclamado GTA V. “Enquanto a espera é um pouco maior, estamos incrivelmente animados”, disse a Rockstar em comunicado.
Relembrando… Originalmente, o game estava previsto para 2025. Depois, foi para maio de 2026. Agora, para o fim de 2026 — e ainda sem promessa para PC. Por enquanto, o lançamento confirmado é apenas para consoles.
O peso é grande. Analistas consideram o GTA 6 “o lançamento mais importante da história dos videogames”. A expectativa é de que o jogo venda mais de 40 milhões de cópias no primeiro ano, repetindo o sucesso do GTA 5, que já passou de 200 milhões de unidades vendidas desde 2013.
Outro ponto de discussão é o preço: rumores indicam que o jogo pode custar até US$ 100, acima do “padrão” atual. Segundo atores envolvidos no projeto, o valor se justificaria por sua “escala monumental”. Quem aqui está ansioso? ⏳
SERVIÇOS E FINANÇAS

Imagem: Bloomberg | Reprodução
✈️ Wi-Fi nas alturas. A British Airways anunciou que vai oferecer internet gratuita a bordo de seus voos — graças a uma parceria com a Starlink, empresa de satélites de Elon Musk. A novidade começa a valer a partir do ano que vem e estará disponível em todas as classes, da econômica à primeira. Ao todo, mais de 500 aeronaves devem receber o serviço.
Entendendo… A Starlink fornece conexão até mesmo sobre oceanos ou regiões polares. Atualmente, a empresa já conta com quase 8.500 satélites em órbita, com sinal capaz de funcionar em todo o planeta.
E a British não está sozinha nessa. Companhias como United Airlines, Qatar Airways, Virgin Atlantic e Hawaiian Airlines também já fecharam acordos com a Starlink. A Emirates, dona da maior frota de aviões de longa distância do mundo, está em negociações.
No fim das contas, todo mundo sai ganhando. As empresas fidelizam clientes e, para os passageiros, chega de sofrer com a internet dos céus. Será possível assistir a streamings, jogar online, fazer chamadas de vídeo e até fazer compras — como se estivesse em casa. O céu, literalmente, não é mais o limite.
🎰 Bet travada. O presidente Lula mandou suspender o plano da Caixa Econômica Federal de lançar sua própria plataforma de apostas esportivas — e o projeto pode até ser cancelado de forma definitiva. A decisão veio após o presidente tomar conhecimento da iniciativa durante uma viagem à Ásia, o que gerou incômodo.
Além disso… A proposta também soou contraditória. Enquanto o governo tenta endurecer regras e elevar a taxação do setor — defendendo maior controle sobre as bets —, a Caixa, uma estatal, registrou três marcas próprias: Betcaixa, Megabet e Xbet Caixa.
Por que a Caixa quer entrar nesse jogo? As loterias tradicionais da instituição caíram -29% em receita no primeiro trimestre de 2025. Por outro lado, com a bet, a previsão era arrecadar R$ 2,5 bilhões já no primeiro ano.
De modo geral, o cenário é preocupante. No primeiro semestre de 2025, o apostador brasileiro gastou, em média, R$ 164 por mês — mais de 10% do salário mínimo. Além disso, 33% dos apostadores já adiaram o início de uma faculdade e 30% não conseguiram recuperar o dinheiro perdido em 2024.
TECNOLOGIA

Imagem: Trusted Reviews | Reprodução
💍 Vozes sussurradas, ideias registradas. A Sandbar — startup fundada por ex-funcionários da Meta — lançou um anel inteligente chamado Stream Ring. Equipado com inteligência artificial, o dispositivo capta até mesmo sussurros em ambientes barulhentos e transforma-os automaticamente em notas de texto. Nos EUA, ele custa a partir de US$ 249.
A ideia é simples: capturar pensamentos e ideias no exato momento em que surgem, de forma prática e discreta. Além de gravar e transcrever, o anel também funciona como controlador de música e conta com um assistente pessoal — que interage com o usuário por perguntas e respostas usando uma voz gerada a partir da gravação do próprio dono. Com fones de ouvido, é possível até ter conversas privadas com o assistente, sem chamar atenção.
Os criadores o apelidaram de “mouse para voz”. O Stream Ring é usado no dedo indicador e reforça uma tendência crescente: a “miniaturização” da tecnologia de IA. Ele se junta a uma onda de acessórios inteligentes, como pingentes, broches e fones com recursos similares.
A Sandbar garante que os dados são criptografados e que o microfone só é ativado quando o usuário deseja. E aí, você usaria um anel que “ouve” seus pensamentos? 💭
⚠️ Golpes que rendem bilhões. Em 2024, a Meta teria faturado cerca de US$ 16 bilhões com anúncios de golpes e produtos proibidos — o equivalente a 10% da sua receita anual. A revelação veio à tona por meio de documentos internos da empresa, que apontam falhas no combate a fraudes dentro da “família de apps” da big tech.
No detalhe… Todos os dias, cerca de 15 bilhões de anúncios de “alto risco” são exibidos aos usuários. Mas, segundo a própria Meta, só são bloqueados quando o algoritmo atinge 95% de certeza de que o anunciante está, de fato, cometendo um golpe. Para “piorar”, quem clica nesse tipo de anúncio tende a receber ainda mais conteúdos similares, alimentando o ciclo.
Na prática, os apps da Meta viraram um terreno fértil para fraudes, sendo associados a até 1/3 dos golpes bem-sucedidos nos EUA. Um documento interno é direto: “É mais fácil anunciar fraudes nas plataformas da Meta do que no Google”.
O que esperar? Nos últimos 18 meses, a Meta disse ter reduzido em 58% as denúncias de golpes. Mas, internamente, reconhece que cortes bruscos podem afetar suas metas de receita. E então, lucro ou segurança?
NÚMEROS QUE BALANÇAM 🔎
Confira outras notícias cujos números surpreenderam nossa equipe e que podem mudar sua percepção.
💰 De olho na IA. Google negocia aumentar investimento na Anthropic, que pode atingir avaliação de US$ 350 bilhões.
🏦 Compra histórica. Governo dos EUA aprova maior compra da história do Google, de US$ 32 bilhões.
🎮 Nova geração. Nintendo prevê que vendas do Switch 2 aumentem para 19 milhões de unidades.
🤖 Recorde corporativo. ChatGPT alcança 1 milhão de clientes corporativos e é a plataforma de negócios com maior crescimento na história.
🚀 Expansão orbital. SpaceX anuncia que Starlink já ultrapassou 8 milhões de clientes.
PROGRAMA DE INDICAÇÃO
Quantas pessoas você conhece? Isso pode te render brindes…

RadarFin | Divulgação
Aproveite o domingo para fazer o que só você pode fazer: indicar o Daily Fin.
Mande no WhatsApp, comente no almoço de família, poste nos stories, jogue no LinkedIn… vale tudo.
Você conhece pessoas. Nós temos prêmios. Seja convincente — e pronto.
{{ rp_personalized_text }}
*Ou copie e cole seu link exclusivo: {{ rp_refer_url }}
*E-mails de mesmo IP serão considerados inválidos.
Daily Fin ☕
Adoraríamos saber o que você achou da newsletter de hoje. Sua opinião nos ajuda a melhorar ainda mais nossos conteúdos. 👇
O que achou da edição de hoje?
Destaque sua marca. Clique aqui e torne-se nosso próximo anunciante.
Foi um prazer estar com você neste domingo. Até amanhã! 👋
Todos os dias, por volta das 06h30, na sua caixa de entrada! Caso não encontre o nosso e-mail, procure na sua caixa de promoções ou spam.
Para ficarmos na mesma página: A edição de domingo do Daily Fin é uma versão especial do Daily Fin tradicional, que circula de segunda a sábado. É um prazer ter você com a gente todos os dias!

