— edição Business —

Bom dia! Este é o Daily Fin Business – nossa edição especial aos domingos, com insights e notícias sobre o mundo dos negócios.

As principais notícias de hoje são:

🤝 Apple e Google estão próximos de um acordo de US$ 1 bilhão.

🎮 'GTA 6' é adiado mais uma vez e vai ser lançado em novembro de 2026.

🍕 Com crise da Pizza Hut, dona da marca coloca rede à venda.

P.S.: Primeira vez lendo? Clique aqui para se inscrever no Daily Fin.


Tempo de leitura: 5,30 minutos.
Escrito por: André Hermeto, Clara Vasconcelos, Gabriel Branco e Gabriel Fraga.

PARA AVALIAR O IMPACTO 💭

Apple e Google estão próximos de um acordo de US$ 1 bilhão

Imagem: TugaTech | Reprodução

Siri (finalmente) mais esperta? A Apple está prestes a fechar uma parceria com o Google para usar o Gemini como “cérebro” da sua assistente virtual. O sistema deve assumir funções como planejamento, execução de tarefas e resumos automáticos.

  • A ideia é reconstruir a arquitetura da Siri para que ela consiga entender contexto, executar comandos encadeados e lidar com tarefas mais complexas. Imagine pedir “resuma este e-mail, envie para o João e atualize meu calendário” — e ver tudo acontecer automaticamente.

O impacto é grande: O Gemini é um modelo de IA com 1,2 trilhão de parâmetros — 8 vezes mais que os atuais 150 bilhões de parâmetros do Apple Intelligence.

O acordo deve envolver um pagamento de US$ 1 bilhão por ano da Apple para o Google. Um “pix reverso”, já que o Google paga US$ 20 bilhões anuais à Apple para continuar como buscador padrão do Safari.

Por trás do business: A Apple chegou a testar modelos de outras empresas, como Anthropic e Perplexity. No entanto, deve optar pelo Gemini por viabilidade técnica e financeira, além da relação comercial já existente com o Google.

  • Ainda assim, a Apple vai “disfarçar” o uso da IA rival e toda a experiência será apresentada como tecnologia própria da Apple. A ideia é repetir o que a Samsung faz com o Galaxy AI — que também roda com o Gemini por trás.

No fim das contas… A parceria revela algo maior: a dificuldade da Apple em competir com os gigantes da IA. A empresa vinha tendo dificuldades para alimentar a Siri e não estava evoluindo na velocidade desejada. O importante agora é entregar resultado — mesmo que com ajuda (provisória) dos concorrentes.

CONSUMO E VENDAS

Imagem: Rock This Town | Reprodução

🍕 Troca de forno? A Yum Brands, dona da Pizza Hut, anunciou que pode vender a marca. A decisão vem após oito trimestres seguidos de queda nas vendas, num cenário cada vez mais competitivo para pizzarias nos Estados Unidos. Por lá, a Pizza Hut viu sua fatia de mercado encolher de 22,6% em 2019 para 18,7% em 2024, segundo o Barclays.

  • Mas a venda não é a única opção na mesa. A Yum também considera formar uma joint venture ou se desfazer apenas de uma participação da Pizza Hut. A ideia é abrir espaço para novos caminhos e tentar recuperar o fôlego da marca.

  • E no Brasil? A história é outra. Por aqui, a Pizza Hut é operada pela International Meal Company (IMC) e segue em expansão. Na última semana, a marca inaugurou sua primeira unidade em um parque temático: no Beto Carrero World, em Santa Catarina. É, inclusive, a maior loja da rede no país. Paralelamente, a marca também anunciou uma collab com a KitKat, da Nestlé, para um novo sabor de pizza.

  • Hoje, são mais de 260 unidades no Brasil — e o foco está claro: oferecer uma experiência que vá além da refeição, tornando-se parte da memória afetiva dos visitantes. Afinal, comer também é criar lembranças. 💭

🎮 Jogo (ainda) em pausa. A Rockstar adiou, pela segunda vez, o lançamento de “Grand Theft Auto VI” — agora previsto para 19 de novembro de 2026. Com isso, um dos games mais aguardados de todos os tempos chegará 13 anos após seu antecessor, o aclamado GTA V. “Enquanto a espera é um pouco maior, estamos incrivelmente animados”, disse a Rockstar em comunicado.

  • Relembrando… Originalmente, o game estava previsto para 2025. Depois, foi para maio de 2026. Agora, para o fim de 2026 — e ainda sem promessa para PC. Por enquanto, o lançamento confirmado é apenas para consoles.

  • O peso é grande. Analistas consideram o GTA 6 “o lançamento mais importante da história dos videogames”. A expectativa é de que o jogo venda mais de 40 milhões de cópias no primeiro ano, repetindo o sucesso do GTA 5, que já passou de 200 milhões de unidades vendidas desde 2013.

  • Outro ponto de discussão é o preço: rumores indicam que o jogo pode custar até US$ 100, acima do “padrão” atual. Segundo atores envolvidos no projeto, o valor se justificaria por sua “escala monumental”. Quem aqui está ansioso? ⏳

SERVIÇOS E FINANÇAS

Imagem: Bloomberg | Reprodução

✈️ Wi-Fi nas alturas. A British Airways anunciou que vai oferecer internet gratuita a bordo de seus voos — graças a uma parceria com a Starlink, empresa de satélites de Elon Musk. A novidade começa a valer a partir do ano que vem e estará disponível em todas as classes, da econômica à primeira. Ao todo, mais de 500 aeronaves devem receber o serviço.

  • Entendendo… A Starlink fornece conexão até mesmo sobre oceanos ou regiões polares. Atualmente, a empresa já conta com quase 8.500 satélites em órbita, com sinal capaz de funcionar em todo o planeta.

  • E a British não está sozinha nessa. Companhias como United Airlines, Qatar Airways, Virgin Atlantic e Hawaiian Airlines também já fecharam acordos com a Starlink. A Emirates, dona da maior frota de aviões de longa distância do mundo, está em negociações.

  • No fim das contas, todo mundo sai ganhando. As empresas fidelizam clientes e, para os passageiros, chega de sofrer com a internet dos céus. Será possível assistir a streamings, jogar online, fazer chamadas de vídeo e até fazer compras — como se estivesse em casa. O céu, literalmente, não é mais o limite.

🎰 Bet travada. O presidente Lula mandou suspender o plano da Caixa Econômica Federal de lançar sua própria plataforma de apostas esportivas — e o projeto pode até ser cancelado de forma definitiva. A decisão veio após o presidente tomar conhecimento da iniciativa durante uma viagem à Ásia, o que gerou incômodo.

  • Além disso… A proposta também soou contraditória. Enquanto o governo tenta endurecer regras e elevar a taxação do setor — defendendo maior controle sobre as bets —, a Caixa, uma estatal, registrou três marcas próprias: Betcaixa, Megabet e Xbet Caixa.

  • Por que a Caixa quer entrar nesse jogo? As loterias tradicionais da instituição caíram -29% em receita no primeiro trimestre de 2025. Por outro lado, com a bet, a previsão era arrecadar R$ 2,5 bilhões já no primeiro ano.

  • De modo geral, o cenário é preocupante. No primeiro semestre de 2025, o apostador brasileiro gastou, em média, R$ 164 por mês — mais de 10% do salário mínimo. Além disso, 33% dos apostadores já adiaram o início de uma faculdade e 30% não conseguiram recuperar o dinheiro perdido em 2024.

TECNOLOGIA

Imagem: Trusted Reviews | Reprodução

💍 Vozes sussurradas, ideias registradas. A Sandbar — startup fundada por ex-funcionários da Meta — lançou um anel inteligente chamado Stream Ring. Equipado com inteligência artificial, o dispositivo capta até mesmo sussurros em ambientes barulhentos e transforma-os automaticamente em notas de texto. Nos EUA, ele custa a partir de US$ 249.

  • A ideia é simples: capturar pensamentos e ideias no exato momento em que surgem, de forma prática e discreta. Além de gravar e transcrever, o anel também funciona como controlador de música e conta com um assistente pessoal — que interage com o usuário por perguntas e respostas usando uma voz gerada a partir da gravação do próprio dono. Com fones de ouvido, é possível até ter conversas privadas com o assistente, sem chamar atenção.

  • Os criadores o apelidaram de “mouse para voz”. O Stream Ring é usado no dedo indicador e reforça uma tendência crescente: a “miniaturização” da tecnologia de IA. Ele se junta a uma onda de acessórios inteligentes, como pingentes, broches e fones com recursos similares.

  • A Sandbar garante que os dados são criptografados e que o microfone só é ativado quando o usuário deseja. E aí, você usaria um anel que “ouve” seus pensamentos? 💭

⚠️ Golpes que rendem bilhões. Em 2024, a Meta teria faturado cerca de US$ 16 bilhões com anúncios de golpes e produtos proibidos — o equivalente a 10% da sua receita anual. A revelação veio à tona por meio de documentos internos da empresa, que apontam falhas no combate a fraudes dentro da “família de apps” da big tech.

  • No detalhe… Todos os dias, cerca de 15 bilhões de anúncios de “alto risco” são exibidos aos usuários. Mas, segundo a própria Meta, só são bloqueados quando o algoritmo atinge 95% de certeza de que o anunciante está, de fato, cometendo um golpe. Para “piorar”, quem clica nesse tipo de anúncio tende a receber ainda mais conteúdos similares, alimentando o ciclo.

  • Na prática, os apps da Meta viraram um terreno fértil para fraudes, sendo associados a até 1/3 dos golpes bem-sucedidos nos EUA. Um documento interno é direto: “É mais fácil anunciar fraudes nas plataformas da Meta do que no Google”.

  • O que esperar? Nos últimos 18 meses, a Meta disse ter reduzido em 58% as denúncias de golpes. Mas, internamente, reconhece que cortes bruscos podem afetar suas metas de receita. E então, lucro ou segurança?

NÚMEROS QUE BALANÇAM 🔎

Confira outras notícias cujos números surpreenderam nossa equipe e que podem mudar sua percepção.

  • 💰 De olho na IA. Google negocia aumentar investimento na Anthropic, que pode atingir avaliação de US$ 350 bilhões.

  • 🏦 Compra histórica. Governo dos EUA aprova maior compra da história do Google, de US$ 32 bilhões.

  • 🎮 Nova geração. Nintendo prevê que vendas do Switch 2 aumentem para 19 milhões de unidades.

  • 🤖 Recorde corporativo. ChatGPT alcança 1 milhão de clientes corporativos e é a plataforma de negócios com maior crescimento na história.

  • 🚀 Expansão orbital. SpaceX anuncia que Starlink já ultrapassou 8 milhões de clientes.

PROGRAMA DE INDICAÇÃO

Quantas pessoas você conhece? Isso pode te render brindes…

RadarFin | Divulgação

Aproveite o domingo para fazer o que só você pode fazer: indicar o Daily Fin.

Mande no WhatsApp, comente no almoço de família, poste nos stories, jogue no LinkedIn… vale tudo.

Você conhece pessoas. Nós temos prêmios. Seja convincente — e pronto.

{{ rp_personalized_text }}

*Ou copie e cole seu link exclusivo: {{ rp_refer_url }}
*E-mails de mesmo IP serão considerados inválidos.

Daily Fin ☕

Adoraríamos saber o que você achou da newsletter de hoje. Sua opinião nos ajuda a melhorar ainda mais nossos conteúdos. 👇

O que achou da edição de hoje?

Vamos ler tudo!

Login or Subscribe to participate

Destaque sua marca. Clique aqui e torne-se nosso próximo anunciante.

Foi um prazer estar com você neste domingo. Até amanhã! 👋

Todos os dias, por volta das 06h30, na sua caixa de entrada! Caso não encontre o nosso e-mail, procure na sua caixa de promoções ou spam.

Para ficarmos na mesma página: A edição de domingo do Daily Fin é uma versão especial do Daily Fin tradicional, que circula de segunda a sábado. É um prazer ter você com a gente todos os dias!

Keep Reading

No posts found